12 março 2012

Dionisis Chiotis

 

Há muitos anos que Dionisis Chiotis paira no imaginário de todos os amantes do Championship Manager. Na vida real, no entanto, foram precisos mais de 10 longas épocas para ver o veterano grego a ser tão decisivo como era no ecrã do computador.

Chiotis é, muito provavelmente, o homem do momento no Chipre. Uma exibição heróica no desempate por pontapés de grande penalidade contra o Lyon, em jogo histórico dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, atirou Chiotis novamente para a ribalta. Desta vez por defesas que efectivamente fez. O APOEL ganhou, avançou para os quartos-de-final, e Chiotis tornou-se uma lenda.

Ao contrário do ex-colega virtual Tsigalko, Chiotis conta agora com homenagens em formato vídeo (no Youtube, claro está) onde podemos comprovar o seu real talento.

 

Juram os fãs deste cabeludo guarda-redes que Chiotis é mesmo o melhor guardião grego de todo o sempre. Nos campos de futebol, a afirmação carece de confirmação através de exibições mágicas (e já não há muito tempo, porque Dionisis leva 34 anos). Mas nos relvados virtuais, Chiotis está certamente ao nível de um Lev Yashin ou Dino Zoff. 


Não era invulgar ver Chiotis defender em clubes com um nível bem superior ao AEK Atenas. Na vida real, no entanto, a carreira de Dionisis nem sempre foi um mar de rosas.

Este guarda-redes com ar de vocalista de banda grunge foleira dos anos 90 passou grande parte da carreira no AEK, o clube que o formou e lançou no futebol, mas entre 2000 e 2007 não foi além dos 96 jogos (cerca de 12 por época, em média).

Ao serviço do AEK ainda sem a lendária trunfa.
Findo o seu período de glória no AEK, rumou ao modesto Kerkyra, da Grécia. Depois, o sonho do Chipre: a mudança para o APOEL, onde já conquistou 2 campeonatos e 3 Supertaças. E agora, anos depois da glória europeia no jogo de gestão desportiva mais popular do Mundo, finalmente a glória europeia real. Parabéns Chiotis.


Dados conhecidos

Penalties defendidos na carreira: pelo menos 2 (contra o Lyon a semana passada)
Internacionalizações: 1 (melhor que nada)
Ponto alto da carreira: levar o APOEL aos quartos-de-final da Champions League, 6 títulos conquistados
Situação actual: herói dos adeptos do APOEL

Felizmente, Dionisis Chiotis tem uma carreira recheada de defesas com todo o esplendor.

Sem comentários:

Enviar um comentário